Revista Brasileira de Informações Científicas

Versão online ISSN 2179-4413

Versão On-line ISSN 2179-4413

 

A RBIC é uma revista que se constitui basicamente de artigos de estudos e pesquisas. Publica também, resenhas, documentos, resumos de teses e dissertações, quando julgar isso adequado à linha editorial. Os artigos são submetidos a pareceres de membros da Comissão Editorial ou de pareceristas ad hoc.

 

Escopo e política

 

A Revista Brasileira de Informações Científicas (RBIC) possui um conselho editorial, cujo mandato tem duração de dois anos, constituído por pesquisadores de reconhecida competência, alguns dos quais vinculados a instituições de outros países. Os artigos submetidos à revista são avaliados por pelo menos dois revisores, escolhidos entre os membros do conselho editorial ou entre outros acadêmicos de reconhecida competência nas suas respectivas áreas de conhecimento. 

Para garantir um padrão no processo de avaliação dos artigos submetidos à RBIC, estabeleceu-se critérios que orientam os avaliadores na elaboração do parecer do artigo. A RBIC recomenda que os seguintes itens sejam examinados: a estrutura do artigo, a redação do texto, a qualidade técnica e científica do trabalho, a relevância do tema e a originalidade do assunto. Quanto à estrutura, pede-se que se observe a qualidade da estrutura lógica do trabalho no que se refere à organização dos tópicos que o compõem. Quanto à redação, sugere-se que se verifique a clareza do texto, a qualidade ortográfica e gramatical. Quanto à qualidade técnica e científica, solicita-se que se analise o emprego correto dos conceitos abordados, a adequação da profundidade dos conteúdos, o rigor científico do trabalho e a citação de referências fundamentais para o tema. Quanto à relevância, estipula-se que se note o vínculo com problemas importantes relacionados às diversas áreas do conhecimento. E quanto à originalidade, sugere-se que se avalie o ineditismo e o grau de inovação proposto no trabalho. Além disso, a revista permite que o corpo de avaliadores acrescente outras observações que possam contribuir com a avaliação geral do artigo, sugerindo alterações ou justificando o seu parecer.

 

Forma e preparação de manuscritos

A Revista aceita colaborações em português, espanhol e inglês para todas as seções. Os originais devem ser digitados em Word, fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5. Todos os originais submetidos à publicação devem dispor de resumo, palavras-chave, título em inglês, abstract e key words.

Os artigos a serem enviados à RBIC devem ser originais e inéditos, fruto de um trabalho de pesquisa. Há um limite máximo de 7000 palavras. Não são aceitos textos que contenham uma simples revisão bibliográfica, sem que o seu método de pesquisa ou abordagem seja original. Caso parte dos resultados apresentados já tenham uma divulgação prévia, a concepção do texto e as suas conclusões principais devem ser necessariamente originais e inéditas.

A INTRODUÇÃO deve abordar o assunto de forma coerente, não podendo ser muito longa (geralmente uma lauda e meia), a problemática, a relevância e o objetivo devem fazer parte do final da Introdução.

A Metodologia deve ser clara, e conforme o caso deve compreender local de estudo, localização população estudada, fonte de dados, critérios de seleção, dentre outros. Quanto aos RESULTADOS devem se limitar a descrever os resultados encontrados, sem incluir opiniões, seguido da DISCUSSÃO, esta deve comparar com os resultados apresentados com a literatura e da interpretação dos autores.

A CONCLUSÃO deve ser clara e nunca deve ser colocado nenhuma referência, pois esta é a parte em que o(s) autor(es) chega a uma possível resposta aos objetivos propostos ou não! Que é a "conclusão". O RESUMO deverá ser do tipo atrativo, simples e informativo, trazendo os pontos mais relevantes do estudo, devendo contemplar sequencialmente: Introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussão e conclusão – no máximo de 300 palavras. Quanto as Palavras-chave - limitado a cinco palavras e separadas por vírgula, devendo evitar colocar palavras contidas no Título. O Manuscrito deverá conter ABSTRACT (seguido de Keywords).

Quanto a submissão, somente serão aceitos os artigos em formatos compatíveis com Microsoft-Word. O Manuscrito deve ter suas páginas enumeradas no rodapé e conter no mínimo 10 laudas e no máximo 22 laudas, incluindo tabelas e figuras e referências bibliográficas. Observação: Excepcionalmente, manuscritos com número inferior a 10 laudas poderão ser aceitos, desde que a comissão de editoração da rbic, avalie e aprove tais manuscritos e que considerem existir grande relevância, também que atenda os pré-requesitos da RBIC.

 

Identificação:

 

Os autores devem enviar, juntamente com as colaborações, as seguintes informações:

- Dados pessoais e acadêmicos relativos a instituição, cargo e titulação

- Endereço para correspondência, e-mail e telefone.

Os revisores dos originais poderão ajustá-los aos padrões da convenção escrita de modo a contribuir para a adequação do texto ao periódico.

A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.

Os originais devem ser enviados ao editor.

 

A estrutura do artigo deve contemplar:

 

Título: o título do trabalho deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, contendo as palavras-chave que representem o conteúdo do texto.

 

Indicação de Responsabilidade: nenhum dado que identifique(m) o(s) autor(es) deve ser inserido no corpo do artigo. Todos os dados de identificação do(s) autor(es) deverá ser preenchido no Termo de Responsabilidade dos Autores e enviados junto a submissão para o endereço eletrônico rbic@institutobioeducacao.org.br. O nome de cada autor deve ser inserido completo e sem abreviações.

 

Resumo: deve ser incluído um resumo de 100 a 200 palavras, deve ser colocado também na mesma fonte do texto (arial 12) com espaçamento simples, na língua da apresentação do artigo, acompanhado de sua tradução para o inglês (ABSTRACT) quando não for à língua do artigo e em português quando o artigo for escrito em inglês. O resumo deve apresentar claramente o objetivo, uma descrição sucinta do trabalho, assim como os principais resultados alcançados.

 

Palavras-chave: após o resumo deve ser incluído de três a seis palavras-chave, separados por virgula, que auxiliem na identificação dos principais assuntos tratados no artigo.

 

Artigo: o texto deve conter um item de introdução com o objetivo de informar o leitor sobre o tema que será abordado e colocá-lo a par do conhecimento já existente. Deverá ser apresentada uma breve revisão bibliográfica, citando as principais referências nas quais o trabalho foi fundamentado. Considera-se imprescindível um item contendo comentários conclusivos, destacando-se os principais resultados da pesquisa em termos de produção de conhecimento.

 

Referências: devem ser apresentadas as referências de todos os autores citados direta ou indiretamente no corpo do artigo. Essas referências devem estar de acordo com as normas da NBR 6023:2002, listadas em ordem alfabética.

 

Apud: artigos referenciados apud devem ter sua referencia completa apresentada em nota de rodapé na própria página de citação.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 

Formatação:

O texto deve ser digitado em fonte Arial, corpo 12, com 1,5. O uso do recurso itálico, no corpo do texto, deve ser utilizado somente para palavras estrangeiras. Para apresentação dos elementos que constituem o artigo utilizar as normas da ABNT em vigor.

 

NBR 6022, 2003 – Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação;

 

NBR 6023, 2002 – Informação e documentação – Referências – Elaboração;

 

NBR 6024, 2003 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação;

 

NBR 6028, 2003 – Informação e documentação – Resumos – Apresentação;

 

NBR 10520, 2002 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;

 

Notas de rodapé:

Devem restringir-se a comentários e observações pessoais, destinando-se a prestar esclarecimento ou tecer considerações. Apresentadas ao pé da página, também em corpo 10.

 

Referências:

Devem obedecer às prescrições da ABNT, NBR 6023/2002. Devem ser apresentadas no final do texto em ordem alfabética. Títulos de livros e periódicos devem ser apresentados em negrito. São justificadas somente à esquerda.

 

Exemplos:

 

Livro:

ALBUQUERQUE, Helder N. de. Múltiplos Saberes: da sala de aula as atividades de campo. Campina Grande: Impressos Adilson, 2012. 200 p.

 

Capítulo de livro:

ALBUQUERQUE, Helder Neves de, CERQUEIRA, Joaci dos Santos, BARBOSA, José da Silva. Os cemitérios de Campina Grande-PB e seus impactos ambientais. In: ALBUQUERQUE, Helder N. de. Múltiplos Saberes: da sala de aula as atividades de campo. Campina Grande: Impressos Adilson, 2012. 200p.

 

Artigo de periódico:

OLIVEIRA, Fagner Neves, BRITO, Monalisa Taveira, MORAIS, Isabel Cristina Oliveira de; Fook, Sayonara Maria Lia, Albuquerque, Helder Neves de. Accidents caused by Bothrops and Bothropoides in the State of Paraiba: epidemiological and clinical aspects. Rev. Soc. Bras. Med. Trop., Uberaba , v. 43, n. 6, Dec. 2010 .

 

Tese, Dissertação e Monografia:

ALBUQUERQUE, Isis Correia Sales de. Uso e aceitação das plantas medicinais e fitoterápicos em um Psf de Campina Grande-PB. 2011. 23f. Monografia (Especialização em Saúde da Família) – UNIPÊ/FURNE, João Pessoa-PB. 2011.

 

Documento digital (on-line):

PAZ, Ronilson José da. Avaliação Socioambiental de Campina Grande-PB e tema de livro. 2012. Disponível em: <http://ronilsonpaz.blogspot.com.br/2012/12/avaliacao-socioambiental-de-campina.html>. Acesso em: 31 Ago. 2013.

 

Após a avaliação pelos pares e aceitação do artigo, seguem os passos:

a)      revisão gramatical (realizado por especialista);

b)      formatação e normatização (realizado por uma bibliotecária);

c)      revisão pelo(s) editor(es)-chefe;

d)      revisão pelo(s) autores;e

e)      composição final em pdf para disponibilização no sistema.

 

Envio de manuscritos

 

Os autores devem submeter seus artigos através do endereço eletrônico (rbic@rbic.com.br). O artigo deve ser submetido em formato (.doc) exclusivamente. Caso o trabalho seja aceito para publicação, após as revisões feitas, a versão final deve também ser enviada no mesmo formato. No momento da submissão do artigo, os autores devem encaminhar a autorização para publicação do artigo, caso seja aceito.

 

© Revista Brasileira de Informações Científicas - desde de 2010.

 

IBEA – INSTITUTO BIOEDUCAÇÃO

Rua Engenheiro Lourival de Andrade, 1405 – Bodocongó – Campina Grande-PB.

Fone: (83) 3321-4575

 

ibea@institutobioeducacao.org.br